Ir para o conteúdo

A relação indivíduo-coletivo e seu dualismo aparente

Geralmente acho que "sociedade individualista" e "sociedade coletivista" são muito usados e realmente não se referem a nada, quero dizer, temos elementos individualistas em nossa sociedade e elementos coletivistas, é uma mistura.

Image by Cotton Bro de Pexels

Uma sociedade em que cada indivíduo age de acordo com seu próprio interesse é mais tolerante com os maus atores do que uma sociedade em que cada indivíduo age em prol de um bem maior. Isso não ocorre porque as pessoas com uma mentalidade coletivista ou senso de responsabilidade coletiva erram, mas porque as ações de uma população coletivista podem ser cooptadas por um único malfeitor.

É fácil para alguém carismático e manipulador tirar vantagem de pessoas que acreditam em um bem maior e usam seus seguidores para seu próprio ganho pessoal. Quando isso acontece, um mau ator pode usar seu poder para ceifar outras pessoas (genocídio) ou outros grupos podem se formar a partir de um interesse comum de autodefesa (guerra). Nesses casos, os conflitos individuais convergem para conflitos maiores.

O potencial de destruição aumenta, enquanto diminui o arbítrio que cada indivíduo tem sobre sua situação. Patriotas leais podem acreditar que uma vitória do lado de seu grupo é uma vitória pessoal — mas enquanto permanecerem motivados por seu senso de identidade — seus ídolos não terão incentivo para recompensá-los.

Este post é apenas para assinantes

Se inscrever

já tem uma conta? Entrar

Mais recente