Ir para o conteúdo

A ilusão do Progresso: a Materialização da Alma

Os países mais desenvolvidos tecnologicamente têm um índice de felicidade menor do que aqueles cujas estratégias de subsistência são a coleta de alimentos.

Image by Silvia Zecchin

O universo se esforça na direção do desenvolvimento? Os seres inferiores são transformados em seres sencientes. A organização se torna mais complexa. O conhecimento científico está cada vez melhor. E os estados são mais justos. Ou uma ordem semelhante de coisas é uma coincidência? Moléculas não se transformam em vida. Os animais inferiores não necessariamente se transformarão nos superiores.

A ciência não necessariamente continua a ganhar conhecimento. Ou mesmo vice-versa, os estados cairão e a vida desaparecerá. E o fluxo do progresso não direcionará tudo para a ordem usual de desenvolvimento e complicação, formando uma nova vida e novas vidas inteligentes. Vale a pena avançar firmemente para um futuro progressista? Ou dar cada passo com hesitação — com medo de tornar o universo eternamente caótico?

O universo é perfeito — no sentido de que funciona como funciona e sempre funcionará — não precisa de desenvolvimento, ajustes ou programações. A tentativa de mudar a natureza só tem gerado mais e mais loucura, utopias e imposições.

Este post é apenas para assinantes

Se inscrever

já tem uma conta? Entrar

Mais recente